sexta-feira, 3 de abril de 2009

Nova pista de Fórmula 1

Está a começar a tomar forma na ilha Yas, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, um dos mais estupendos e sofisticados complexos de corrida do mundo. Inclusive com um hotel construído sobre a pista.
O circuito Yas Marina ocupará uma área de 161 hectares na capital dos Emirados Árabes. A pista terá 5,5 quilômetros, 21 curvas (12 para esquerda, nove para direita), 40 mil metros quadrados de paddock e 59 mil metros quadrados de área de escape. A velocidade máxima esperada é de 317 km/h.
A pista está a ser construída desde 2005 para a última temporada do Grande Prêmio de Fórmula 1 de 2009.
O empreendimento tem a retaguarda financeira do xeque Mansour bin Zayed Al-Nahyan – aquele que comprou o clube britânico Manchester City.
Ainda não existe valor do investimento: a empresa Abu Dhabi Motorsports Management, responsável pela obra, diz que não é possível orçar o projeto agora, já que o desenho final do complexo segue em aberto.
E o autódromo integrará um empreendimento maior, a ilha Yas - que está toda em obras e terá, além da pista, um museu da Ferrari, um parque temático da Warner Bros e vários hotéis, prédios comerciais e residenciais.
O circuito terá até um hotel sobre a pista. Ou seja: os carros vão passarm no meio do prédio, dando aos hóspedes uma visão privilegiada da corrida.
A fachada do prédio usa a mesma tecnologia do estádio do Bayern de Munique, que muda de cor à noite.
Cerca de 4 mil homens trabalham no canteiro, para deixar o autódromo e o hotel prontos até Novembro.
O GP é apenas o pontapé inicial dos planos de Abu Dhabi (ou do seu xeque) em tornar-se em epicentro dos desportos por todo o mundo.
Além de assegurar a realização da corrida de 2009 até 2016, a cidade também sederá a final do Mundial de Clubes da Fifa em dezembro de 2009 e 2010.
O plano é ter, em breve, uma edição dos Jogos Olímpicos ou da Copa do Mundo nos Emirados Árabes.

Sem comentários:

Enviar um comentário